Mick Jagger e Keith Richards se ofereceram para pagar pelo funeral de Hubert Sumlin, um aclamado guitarrista de blues de Chicago com quem eles tinham uma “dívida musical”, confirmou o porta-voz dos Rolling Stones, Fran Curtis. Sumlin morreu no dia 4 de dezembro, aos 80 anos.
Por muitos anos, ele foi o guitarrista do grupo Howlin’ Wolf e inspirou uma geração de roqueiros e blueseiros - entre eles Keith Richards - com seus solos cheios de emoção. A companheira de Sumlin, Toni Ann Mamary, anunciou na internet na quinta-feira que os líderes dos Rolling Stones haviam se comprometido a cobrir os custos do serviço funerário.
“Mick Jagger e Keith Richards insistiram em cobrir todas as despesas do funeral de Hubert. Deus abençoe os Rolling Stones”, escreveu ela, de acordo com o site de música Noise11. O funeral aberto ao público acontecerá na segunda-feira, dia 12, no Festa Memorial Funeral Home, em Totowa, Nova Jersey.
No dia anterior, o velório e também estará aberto a visitação. No dia 13, um funeral privado será realizado na cidade natal de Sumlin - Homewood, no estado de Illinois. Não se sabe em qual desses eventos os músicos dos Rolling Stones estarão presentes.
Segundo o jornal “New York Times”, Mick Jagger divulgou um comunicado na quinta-feira, chamando Sumlin de “um músico de blues incisivo, ainda que delicado” com “com um som verdadeiramente distinto e original e foi um contraste maravilhoso para o estilo vocal murmurado do Howlin’ Wolf”.
A guitarra estranha, e por vezes distorcida, de Sumlin contrastava com o murmúrio do vocal de “Smokestack Lightnin’”, sucesso do Howlin’ Wolf de 1956. Ele também foi o guitarrista principal nas canções “Back Door Man”, “Spoonful” e “The Red Rooster”, todas compostas pelo blueseiro de Chicago Willie Dixon. Essas canções ganharam versões de bandas como os Rolling Stones, The Doors, Cream e outras.
via: O Globo / edição: Victor Francisco - "MacBrain"
http://hubertsumlinblues.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário