Acessos

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

o Mestre Salin de Sá



Leda Rocker hoje vem apresentar   uma personalidade muito especial do meio artístico e musical de Belo Horizonte
Engajado em projetos de reciclagem, o musico, arte educador e construtor de instrumentos alternativos, o 
Luthier Salin de Sá, desenvolve um trabalho de construção de instrumentos a partir de materiais reaproveitáveis. Iniciou sua vida profissional e artística como músico e desenhista, na área de criação visual. Atuou em varias empresas de criação e desenho. Estudou, etnomusicologia, gestão cultural, história das artes com a artista Yara Tupinambá, diversos processos musicais com o grupo UAKTI e em vários cursos de desenhos. Hoje está bem envolvido com construção de instrumentos musicais alternativos com materiais de reaproveitamento, ministra cursos, oficinas e workshop em diversos projetos.
"Para algumas culturas a construção de um instrumento é algo semelhante à constituição de um “Homem Pleno”, capaz de trabalhar em equipe, respeitando as diferenças entre cada indivíduo. Um instrumento traz consigo uma enorme bagagem cultural que muito pode nos revelar sobre as diversas maneiras como os povos pensam e organizam o mundo."


"A música como uma das possibilidades de expressão artística, pode desenvolver habilidades úteis para todo ser humano. Através dela se pode educar, comunicar e humanizar. Um dos fundamentos da educação musical é a audição, elemento fundamental para o diálogo. A prática musical também desenvolve a consciência corporal e a expressão da fala e do canto."
"Tocar percussão é fundamentalmente trabalhar em grupo - cada sujeito/instrumento tem sua função no todo sonoro. A formação de um grupo de percussão constituído por pessoas diferentes apresenta o desafio de pensar coletivamente em prol de um objetivo comum: a música." (Salin de Sá - Arte-Educador, Músico, luthier de instrumentos alternativo e Desenhista).

Fonte: mundopercurssivo.com

Salin de Sá esteve presente em setembro de 2013 no Horizonte Blues Festival na cidade de Belo Horizonte onde fez exposição de seus instrumentos com o projeto “Educação Pelo Tambor” em parceria com José Flavio Marques, instrumentos estes que também foram utilizados no palco pelo grupo SonoraMente Blues.

O Projeto Educação Pelo Tambor

Com a proposta de recuperar materiais que seriam descartados ou eliminados de uma forma incorreta nos grandes reservatórios de lixo, ruas da cidade e outros locais, Salin de Sá criou juntamente com o projeto de forma consciente e interativa, um novo caminho para estes objetos. Entre os materiais recicláveis das latas de doce, madeiras, partes de instrumentos convencionais, cola e muita criatividade, nasciam sonoridades que transpassavam nossa ideia construída pelas normalidades dos instrumentos .

Videos:
BRASIL DAS GERAIS
REDE MINAS 




Ficha Técnica:
Salin de Sá, músico, designer e arte educador , construtor de instrumentos alternativos.
Desenvolve trabalho de construção de instrumentos a partir de materiais reaproveitáveis.
Formado em Design Gráfico educador, iniciou sua vida profissional e artística como
Musico e desenhista, na área de criação visual (layouts e arte -final)
Atuou em varias empresas de criação e desenho.
Construtor de instrumentos musicais alternativos com materiais de reaproveitamento em oficinas e workshop.
Estudou com uakti, etnomusicologia, gestão cultural, Yara Tupinambá
(História das artes) e vários cursos de desenhos.
Participou todos os anos como expositor nas feiras de Reciclagem do Festival Lixo e Cidadania da ASMARE e no FAN-BH Festival de Arte Negra.

Links sugeridos:
http://www.mundopercussivo.com/products/o-luthier-salin-de-sa-e-o-projeto-educa%C3%A7%C3%A3o-pelo-tambor-apresentaram-seus-instrumentos-no-horizonte-blues-festival-publica%C3%A7%C3%A3o-03-de-setembro-de-2013/

Curta a fanpage Leda Rocker no Facebook
https://www.facebook.com/www.ledarocker.com.br


Nenhum comentário:

Pelo Mundo

Pagina inicial