Acessos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Grunge e o New ou (NU) Metal


"Em conversa com um amigo numa festa deste final de semana na Casa Rota 85 onde tocava a banda "Fools"  que executa o som do "Fool Fighters" - (Post Grunge) eu fiz um comentário dizendo que eles assim como outras bandas de Grunge foram os precursores do Nu ou New Metal. Bem, meu amigo descordou disso e fiquei um pouco em duvida, mas o som que eu estava ouvindo na verdade era a pegada do New Metal primitivo. A maioria não sabe de onde realmente nasceu o New Metal, para mim é a mistura de cada um e que vem sendo cada vez mais apurada e faço referência  a duas bandas: o SlipKnot e mostra esta fusão de estilos com grande propriedade. Falam em moda, etc e tal, mas o que importa mesmo é que o New Metal veio para ficar, diferente do que outros pensavam que era um simples modismo".
 Fiz uma pesquisa mais apurada e quem quiser saber um pouco mais sobre fique a vontade. Leda Rocker.

Em meados dos anos 90 surgiu uma banda que arrebatou milhares de fãs e influenciou toda uma nova geração. Sim, logo vem à mente o Nirvana, banda que assim como surgiu repentinamente, teve sua carreira interrompida com a morte de Kurt.
O texto a seguir não trata sobre o grunge, mas sim sobre o New Metal (aí você pergunta, "então porque citar"?) Comentei no ínicio sobre esta parte da história da música para que você que não curte o New Metal entenda como a maioria dos fãs se sente. Pelo menos é isso que nota-se nas opiniões que peguei no Ego Club no evento FUCK MACHINE.
A convite da Gothznewz (equipe que organizou o evento) estive no local e resolvi conferir quais os principais pontos para que os fãs do gênero apreciem tantos bandas como Linkin Park, Korn, Avenged Sevenfold, Slipknot, entre outras. Percebe-se também que o público do New é uma verdadeira família no quesito união, presença forte em shows de bandas covers ou de som próprio, conhecem a fundo o que estão curtindo (pelo menos a maioria ainda é assim).
O motivo mais comentado foi a sensação de liberdade que a pessoa tem ao colocar seus fones de ouvido com o volume no máximo e poder sentir algo próximo do que a música tenta trasmitir. Outra coisa citada foi a questão da variação entre a agitação e calmaria que são agregadas em algumas músicas. Se você reparar bem e tiver mais de vinte anos, provavelmente já ouviu alguma banda pelos mesmos motivos, ou pelo menos, parecidos.
Muita gente ainda tacha o New Metal como um modismo, que foi coisa que veio, passou e algumas bandas sobreviveram, mas se olhar mais de perto é possível notar que o estilo está mais vivo do que nunca. Hoje em dia 8 em cada 10 jovens escutam New Metal, em meados de 2005 esse número era dividido em 50% pra sim e não.
Atualmente as bandas que estão no ápice de sua carreira são (algumas citadas provavelmente você poderá dizer que não é new metal, mas está em meio ao gênero) S.O.A.D, Avenged Sevenfold, Korn, Slipkot. Esta última oriunda de outro estilo, o Korn em opinião particular (particular, leu isso?), já teve sua fama mais elevada. O System Of A Down mostrou no Rock In Rio que veio com pique novo para durar mais alguns anos.
O Avenged Sevenfold foi formado em 99, começando como banda de Metalcore. O nome Avenged Sevenfold (vingado sete vezes, em português) é uma referência ao livro do Gênesis na Bíblia, quando Caim é sentenciado a viver em exílio por matar seu irmão. Deus o marcou e ninguém poderia matá-lo pelo seu pecado. Quem matasse Caim seria "castigado sete vezes" e assim, Caim seria vingado sete vezes (WIKIPEDIA).
Korn (às vezes escrito como KoЯn, para imitar o símbolo da banda) é uma banda de nu metal de Bakersfield, Califórnia, que atualmente assinou contrato com a gravadora Roadrunner records. Frequentemente levam o crédito de ser a banda pioneira do género nu metal e ter inspirado a onda de nu metal, metal alternativo e influenciado bandas de rapcore no meio dos anos 1990 e começo do século XXI, ajudando, em particular, Limp Bizkit Limp Bizkit(banda que foi descoberta pelos Korn) e junto a eles disseminaram o nu metal no mundo todo (WIKIPEDIA).
Slipknot é uma banda de metal norte-americana formada em Des Moines, Iowa. É constituída por nove membros, sendo eles atualmente Sid Wilson, Joey Jordison, Donnie Steele, Chris Fehn, James Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson e Corey Taylor. A formação da banda manteve-se inalterado desde 1999 até 2010. Cada membro usa uma máscara distinta (WIKIPEDIA).
System of a Down (às vezes abreviado para SOAD) é uma banda de metal armeno-americana formada em Glendale, Califórnia em 1992. É composta por Daron Malakian (guitarra, vocais), Serj Tankian (vocais, teclados), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras de suas canções (WIKIPEDIA).
Nunca teremos certeza de qual banda deu origem ao new metal, qual delas foi a primeira a ser rotulada assim. Algumas delas foram Deftones, Korn, P.O.D. e 311. Algumas eram chamadas de aggro rock (vem de aggressive) e outras como Machine Head e Slipknot eram chamadas de metal alternativo.
Ao passar do tempo criou-se uma certa dificuldade entre a mídia a se definir tantas bandas novas que surgiam a cada dia na américa do norte e europa, sendo assim todas que tinham a sonoridade parecida ou com a mesma influência, passaram a ser chamdas bandas de New Metal.
O primeiro grande evento que acabou por lançar ao mundo muitas bandas hoje famosas, foi o Ozzfest, que terminando os anos 90 já era uma reunião de muita relevãncia no cenário musical mundial.
Algumas pessoas citam que essa sonoridade veio da fusão entre estilos atípicos como o funk metal californiano (os americanos chamam assim) (Faith no More, Janes Addiction, etc), sons que tem tendências sonoras de Heavy, metal alternativo e incluíram aí algumas nuances de RAP.
Nota-se ainda em meio às bandas de New Metal, coisas típicas dos trabalhos de Helmet, RageRage Against the Machine, Living Colour, etc. A primeira citada, criadora da mistura de afinação baixa e riffs pausados, bateria seca (fazendo menção ao metal dos anos 70) incluindo Hip Hop, músicas sempre sempre com acordes pausados e sensação de "ataque".
Ainda é acrescentado alguns sons eltrônicos que talvez sejam por parte da união do RAP e HIP HOP e ainda falando sobre a influência para a criação do new metal, não podemos deixar de fora o Grunge e o Metal Industrial, como Nine Inch Nails, Ministry e White Zombie.
O próprio Korn já assumiu que em sua música existe influência também de Bolt Thrower e Napalm Death, de onde surgiu a idéia de uma afinação diferenciada e muito mais grave que o comum, passando assim uma idéia de disparidade entre voz e guitarra que se enquadram perfeitamente na mesma canção.
O que temos que adimitir aqui é que goste ou não, o New Metal está influenciando uma nova geração e que isso vai se refletir no futuro do Rock. Sempre existe em bandas novas a união entre algo clássico (que já fez e ainda faz sucesso a muitos e muitos anos) e o novo, trazendo assim uma nova fórmula do sucesso musical.
No vídeo, você pode notar um pouco como foi o evento (FUCK MACHINE) no EGO CLUB e conferir ainda alguns trechos de apresentações ao vivo das bandas citadas.

Fonte: http://whiplash.net/materias/opinioes/141353.html

Um comentário:

Leonardo Rizzi disse...

Eu acho que o New Metal é a fusão de vários estilos e idéias... Mas não creio que tenha iniciado no grunge, ou que Fool Fighters seja influência nisso... Antes disso temos que lembrar também de NiN, RATM, dentre várias outras. O que Marilyn Manson fazia em 1996, pra mim já é mto New Metal... Acho que o estilo não é resultante da "evolução" do grunge.

Pelo Mundo

Pagina inicial