Acessos

domingo, 2 de junho de 2013

GÍRIAS - SE LIGEM NESTAS!

Fui questionada por uma fã de 11 anos de Juazeiro no Ceará  sobre o significado de algumas gírias que são usadas hoje no meio pela juventude e suas "tribos" . Na verdade ela precisava de uma referência pois está amando ser roqueira  e quer entrar na onda rock com as amigas!

[A gíria é um fenômeno da linguagem que não se identifica seu significado através do seu sentido literal, desse modo, uma gíria não pode ser traduzida em outra língua. O mal encontrado na gíria é que as pessoas que a adotam como linguagem desprezam nosso vocabulário oficial que chegam até a esquecer dele.

A gíria é uma forma criativa  de se comunicar, mas só na forma falada, pois na forma escrita, gíria não é permitida]. fonte R7

Ela me perguntou o que é  "mano truta"

Mano: é o mesmo que irmão, manito, maloqueiro, bandido pessoas suspeitas vileiro "rapper" assaltante amigo,véi,  truta, brother, brow, mermão, sangue bão, merrrrr mão marginal batedor de carteira, confrade igual sectário semelhante, camarada, malandro.

Truta: camarada, chegado, estranho,amigo algo ilegal, armação,  irmão  brother chapa conhecido considerado ingênuo, velho safado,

Então ela me chamou de " mana truta" (hahahha) eu disse: -  Não, prefiro que nos chamemos de MANOLAS! Ela mais uma vez questionou.. o que é manola?!

Manolo é uma gíria usada em São Paulo, inicialmente era apenas o apelido para Manoel, mas se popularizou na internet como mano louco, irmão, depende da pessoa e da ocasião em que a expressão é empregada.

No estado de São Paulo, é muito comum as pessoas, geralmente homens, chamarem uns aos outros de "mano", que é um apelido para irmão, e no Rio Grande do Sul também é comum pela proximidade com a Argentina, que são chamados de "hermanos". Mas, manolo e mano são gírias mais usadas por adolescentes e muitas vezes pra se referir a um determinado grupo como "os manolos". - feminino "as manolas".

Para aqueles que tem curiosidade sobre as gírias atuais, deixo abaixo uma listinha de gírias que coletei no portal R7

Tá ligado – está entendendo
Karacas – Uau
A fita Mio – Não deu certo
É nóiz na fita – Conte comigo
Tô só o pó da Rabiola – Estou cansado
Amapô – Mulher, menina
Aquendar – Esconder.
Aqué – Dinheiro
Neca – Pênis
Raixa – Vagina
Mara ou Odara – Muito bom.
Ray fay ou Hortelã – Cocaína
Marafa, Feijão ou Tchouse – Maconha
Colé – E ai!
Então – pode falar
Trombar – esbarrar- encontrar
Treta- problema
pode crêr – confirmação
tá de boa – você está bem?
Valeu – Obrigada(o)
Rolé – Dar uma volta
Colé Zé – e ai menino, menina
bagulho – maconha
Baseado – cigarro / maconha
Mano – Homem, chegado
Mina – Menina
Piriguete – mulher dada
Cachorra – mulher fácil
Paia – Chato
Bagulho – Coisa, objeto
Koé – Olá!
Maneiro – Legal!
cocota – garota
Filé – Mulher Bonita, gostosa
Na moral – não tem uma tradução fixa, mas utiliza em frases do tipo: “falando sério” (na moral, tu é maior vacilão)
Já é e Demorô – Afirmação
Parceiro, Brother – Amigo
Bonde – Muita gente, grupo de amigos com um determinado interesse
Mulão – Muita gente
Ferro – Arma
Irado – Muito Legal!
Na Pele – Sexo sem camisinha
Véi: amigo, brother,mano, cabra man, coisinha, rapaz parceiro ,camarada maluco,cara velho, fi safado, truta muleque, véio,irmão.

Espero ter contribuído e se você meu amigo leitor tem outras gírias que não estão na lista pode nos enviar pelo @contato deste blog.

Da Redação
Leda Rocker


Nenhum comentário:

Pelo Mundo

Publicidade

Pagina inicial